Ortodontia

O QUE É?

A Ortodontia é uma especialidade da medicina dentária responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das más posições dos dentes e maxilares.

Esta especialidade envolve a conceção, aplicação e controlo dos aparelhos corretivos para levar os dentes, lábios e arcadas a um alinhamento apropriado para alcançar um equilíbrio facial.

O tempo de cada tratamento depende da natureza do caso, da idade da pessoa e da situação óssea e dentária existente.

Todos podem efetuar um tratamento ortodôntico para ter um sorriso mais bonito e saudável, desde crianças até adultos, sem distinção de idade.

Para além das vantagens estéticas, os tratamentos de ortodontia podem evitar problemas gengivais, dores dentárias e faciais.

O médico dentista, especialista em Ortodontia, deverá decidir que tipo de tratamento é indicado para cada paciente depois de realizado um estudo detalhado.

Ortodontia

Aparelho Ortodôntico Autoligado Metálico

No aparelho ortodôntico autoligado o arco (fio ortodôntico) que passa em cada braket, dispensa o uso de ligaduras elásticas (“borrachinhas”).

Outra vantagem deste tipo de brackets é a higienização oral. A inexistência de ligaduras elásticas ajuda a evitar o acúmulo de resíduos alimentares, diminuindo a possibilidade de formação de placa bacteriana e cáries.

Existem estudos que indicam que o tratamento ortodôntico com o sistema aparelho autoligado pode ser mais rápido (até 7 meses mais rápido em relação ao aparelho ortodôntico convencional), dependendo do tipo de patologia do paciente. Essa vantagem deve-se ao menor atrito entre brackets e arco, o que faz com que a movimentação dentária seja mais rápida e segura.

Aparelho Ortodôntico Autoligado Metálico

Aparelho Ortodôntico Autoligado Metálico

Aparelho Ortodôntico Autoligado Estético

Semelhante às funções do bracket autoligado metálico, estes brackets são de cerâmica (material translúcido na parte frontal do aparelho).

Aparelho Ortodôntico Autoligado Estético

Aparelho Ortodôntico Autoligado Estético

Aparelho Ortodôntico Lingual

Ortodontia Lingual é uma técnica em que os brackets são colocados pela face lingual dos dentes, sendo o único tratamento ortodôntico realmente invisível.

Este tratamento é indicado para qualquer pessoa que prefere “endireitar os seus dentes” sem que os outros se apercebam.

Em pessoas com grande exposição pública ou em praticantes de desporto, por exemplo, é a técnica de primeira escolha, na medida em que evita ferimentos nos lábios e bochechas, pois não existe contacto com o aparelho.

Aparelho Ortodôntico Lingual

Aparelho Ortodôntico Lingual

ALINHADORES / GOTEIRAS TRANSPARENTES (INVISALIGN®)

Outra alternativa à ortodontia lingual, são alinhadores ou goteiras transparentes, quase impercetíveis e removíveis, permitindo uma alimentação e higienização normal.

Esta técnica permite tratar, nos casos adequados, com eficácia e estética.

Vários alinhadores são usados segundo uma ordem específica e durante períodos de tempo pré-determinados.

FALE CONNOSCO

 
  • Ao enviar esta mensagem, aceita e concordo com a Política de Privacidade deste sítio.